top of page

Problemas no Ombro

O ombro é a articulação mais móvel do corpo humano. Um grupo de quatro músculos e seus tendões, chamado de manguito rotador, dá ao ombro sua ampla amplitude de movimento.

Inchaço, danos ou alterações ósseas ao redor do manguito rotador podem causar dor no ombro. Você pode sentir dor ao levantar o braço acima da cabeça ou ao movê-lo para frente ou para trás.

A dor no ombro também pode ser causada por:

  1. Artrite na articulação do ombro.

  2. Inflamação nos tendões do ombro

  3. Esporões ósseos na região do ombro.

  4. Bursite, que é a inflamação de um saco cheio de líquido (bursa) que normalmente protege a articulação e a ajuda a se mover suavemente.

  5. Luxação do ombro. (Instabilidade do ombro)

  6. Fraturas e sequelas de fraturas

  7. Ombro congelado (Capsulite adeseiva)

  8. Lesões Labrais

Ombro congelado

Uma das situações mais graves que encontramos no ambulatório com frequência é o ombro congelado. O ombro congelado, também chamado de capsulite adesiva, envolve rigidez e dor na articulação do ombro. Os sinais e sintomas geralmente começam lentamente e depois pioram. Sem nenhum tratamento poderá haver melhora dos sintomas somente  dentro de 1 a 3 anos. Ter que manter um ombro parado por um longo período aumenta o risco de desenvolver ombro congelado. Isso pode acontecer depois de uma cirurgia ou fratura de um braço.  

Na figura abaixo o paciente manifesta inflamação na capsula articular caracterizando uma fibrose e restrição de movimento.

WhatsApp Image 2023-04-24 at 21.10.57.jpeg

Não deixa a sua situação de saúde musculoesquelética se agravar. No Instituto Coluna Vertebral estamos preparados para desenvolver a melhor estratégia de tratamento, prestando maior esclarecimento possível ao paciente sobre a sua condição.

bottom of page