_edited.png)
Ajustes Posturais T.M.
Um método exclusivo do Instituto Coluna Vertebral dedicado ao tratamento de distorções posturais, para a correção postural, controle da dor e descompressão mecânica. O método atua, através de estímulos ligamentares, articulares e sob tecidos moles, promovendo facilitações no movimento e na postura.



Avaliação do Paciente
A avaliação do paciente é realizada através de consultas com anamnese ampla e exame físico postural completo. Também podem ser empregados recursos como radiografias segmentares, bem como Raio X panorâmico de toda coluna. Alguns pacientes são espinografados para observância de alterações radiológicas estruturais (anisomielias), e também análise de distorções na postura dos pacientes. Alguns casos solicitamos exames mais avançados para avaliação de deformidades vertebrais. Exames que podem ser solicitados:
​
-
Raio X panorâmico
-
Econometria de membros inferiores
-
Baropodometria
-
Tomografia computadorizada e ressonância magnética




Quem pode fazer esta terapia de Ajustes Posturais T.M.?
​
Problemas posturais podem surgir na infância e na adolescência, mas um aspecto muito importante é quando problemas posturais levam a quadros dolorosos e inflamatórios. Pequenas correções posturais podem ser fundamentais para o tratamento de problemas na coluna vertebral incluindo problemas articulares degenerativos, hérnia discal, síndromes facetarias entre outros problemas. Quadros dolorosos devido a distorções posturais são cada vez mais comuns em adultos e idosos, principalmente escoliose degenerativa.
Após uma abrangente avaliação qualquer paciente pode realizar o tratamento, desde crianças adolescentes e idosos. Certamente a partir de uma consulta inicial algumas limitações e indicações podem ser detectadas e o tratamento pode ser aplicado a todos os pacientes com certas adaptações.
O nosso protocolo Ajustes Posturais T.M.
​
O instituto coluna vertebral desenvolveu um protocolo único a partir de mais de 20 anos de estudos e experiência clínica. O protocolo de tratamento Ajustes Posturais T. M. utiliza a associação clínica do melhor de muitos métodos consagrados com base em evidências clínicas e científicas.
​
-
Equilíbrio e correção de cadeias musculares e posturais
-
Quiropraxia Estrutural e biofísica
-
Facilitação neuromuscular proprioceptiva
-
Reeducação postural clínica e funcional
-
Técnicas de liberação de tecidos moles, refléxica e direta
-
Liberação posicional corretiva, Stretchings e Cyriax
-
Orthorol e Biomecânica Clínica
-
Terapia Manipulativa Ortopédica, incluindo Mackenzie, Maitland Muligan entre outros.
-
Posturologia Clínica
A subluxação pode ser um problema Postural?
Facilmente correlacionamos a subluxação como um problema relacionada as vértebras ou segmentos da coluna vertebral, levando a uma disfunção, comprometendo a função ideal do sistema nervoso e levando a dor e desconforto articular, principalmente na coluna vertebral.
​
Então problemas posturais como Escoliose, Hipercifose ou Hiperlordose apresentam um conjunto ou “pacote” de disfunções em segmentos específicos da coluna vertebral levando a uma desconexão sensorial, que podemos chamar de subluxações posturais, que são interferências no funcionamento do sistema nervoso.
​
O Modelo de Subluxação postural foi desenvolvido pelo Dr. Harisson dos estados unidos na década de 90 e considerava estas interferências relacionadas a alterações nas curvaturas da coluna vertebral. Mas ainda antes Dr. Carver e Dr. Logan foram os precursores do estudo de distorções posturais, como causadoras de disfunções vertebrais.
​
Estas interferências trazem impacto na efetividade dos movimentos posturais, no gasto energético para ação de músculos estabilizadores posturais, trazendo dor desconforto, fraqueza e desequilíbrio muscular. Também repercutindo na função visceral e no funcionamento do sistema nervoso autônomo.
​
Desta forma, se faz necessário a atuação clínica baseada nas fundações da coluna vertebral e na normalização do ângulo sacral.
Nossa abordagem de ajustes posturais foca no controle da dor, na descompressão articular, no alinhamento, na correção biomecânica e no equilíbrio muscular.




Utilizando uma metodologia multimodal e multiprofissional combinada, associamos em nosso protocolo os melhores métodos e técnicas da quiropraxia corretiva estrutural, com métodos tradicionais de osteopatia, medicina e fisioterapia avançada.
Nosso protocolo foi desenvolvido por um estudo aprofundado nas principais bases teóricas e metodologias existentes na atualidade, com a influência das principais autoridades históricas em abordagens posturais.
​
Nossa metodologia inclui o diagnóstico por imagem, com análise específica com o uso do raio x, mas também através do emprego de um aprofundado exame físico utilizado para dimensionar e classificar os tipos de disfunções nos pacientes.
Consideramos a cinesiopatologia ou a disfunção presente nos movimentos posturais, esclarecendo as causas primárias e secundárias dos problemas biomecânicos e neurofuncionais.




Desenvolvemos um plano de tratamento com correção biomecânica específica em nível articular, considerando as curvaturas da coluna vertebral e seu impacto na sintomatologia do paciente. Mas sempre compreendendo que a morfologia de cada paciente é própria e sua forma está relacionada com a sua função.
​
Nosso plano de tratamento busca a atualização constante das técnicas e procedimentos, baseados na melhor evidência disponível. Nossa abordagem primordial tem como base a Quiropraxia Estrutural, mas através de seus princípios relacionamos e integramos a uma abordagem multimodal bem delineada, buscando a evolução clínica do paciente baseada na causa estrutural da disfunção, sem negligenciar a disfunção ou subluxação específica a nível do segmento vertebral.
​
Certamente este é o protocolo mais abrangente de tratamento postural na atualidade, pois inclui métodos internacionais de correção específica. Além disso, estes métodos são empregados, observando as fases do tratamento, o controle da dor, descompressão, correção biomecânica e abordagens que favorecem também o equilíbrio muscular