Gonstead Method
Hoje, existem muitos métodos usados pelos quiropraxistas para corrigir disfunções da coluna vertebral, disfunções articulares e complexos de subluxação. Curiosamente, um dos métodos mais avançados e científicos é uma técnica chamada Gonstead Method.
Existem enormes benefícios em procurar um doutor habilitado em Gonstead ao escolher um quiropraxista em sua área. Também é reconfortante saber que, se você tirar férias ou se mudar para uma nova área, poderá continuar com um atendimento de qualidade sem interrupção ou mudança de estilo e técnica. Existe uma rede mundial de referência de quiropráticos qualificados em Gonstead, usando os mesmos métodos de análise, os mesmos procedimentos de ajuste específicos e que compartilham o mesmo objetivo – corrigir as subluxações em sua coluna com o objetivo de criar um você mais saudável!
O sistema Gonstead
Os procedimentos de Gonstead são o resultado de uma extensa pesquisa clínica de Clarence S.Gonstead, fundador da mundialmente famosa Clínica de Quiropraxia Gonstead, em MountHoreb, Wisconsin (EUA) e seus associados. Os cinquenta e cinco anos de prática contínua do doutor Gonstead e mais de quatro milhões de ajustes de Quiropraxia resultaram no método mais completo de análise biomecânica disponível para uso pelos doutores em Quiropraxia de hoje. Esta técnica exige um grande domínio de seus praticantes com muitos anos de treinamento.
O Quiropraxista em Gonstead
O Quiropraxista em Gonstead vai além do que muitos outros consideram uma avaliação da coluna vertebral, realizando uma análise completa da coluna vertebral usando cinco critérios para detectar a presença do complexo de subluxação vertebral.
Visualização – a visualização é uma maneira de cruzar todas as outras descobertas. Seu quiroprático é especialista em procurar mudanças sutis em sua postura e movimento, o que pode indicar problemas.
Instrumentação – O instrumento de escolha no sistema Gonstead é o Nervoscópio. Detecta distribuições desiguais de calor ao longo da coluna vertebral, o que pode ser indicativo de inflamação e pressão nervosa. Este instrumento é guiado ao longo das costas e parece dois dedos deslizando de cada lado da coluna.
Palpação estática – Este é simplesmente o processo de sentir (ou palpar) sua coluna em uma posição estacionária (ou estática). Seu quiroprático sentirá a presença de inchaço (ou edema), sensibilidade e qualquer textura ou aperto anormal nos músculos e outros tecidos das costas.
Palpação de movimento – Esse processo envolve sentir a coluna enquanto se move e dobrá-la em vários ângulos. Isso permite que o quiroprático determine com que facilidade ou dificuldade cada segmento de sua coluna se move em direções diferentes.
Análise de raios-X – os filmes de raios-X permitem que seu médico visualize toda a estrutura de sua coluna vertebral. Isso é útil para avaliar a postura, a integridade das articulações e dos discos, os desalinhamentos vertebrais e afastar quaisquer patologias ou fraturas recentes que possam estar presentes ou contribuir para a condição do paciente. Essas radiografias da coluna são realizadas na posição de sustentação de peso para fundamentar completamente os achados do exame.
Princípios básicos
Os princípios básicos do método Gonstead de análise quiroprática
O conceito Gonstead da Quiropraxia começa com um princípio biomecânico básico da física. Todo engenheiro, arquiteto, construtor e carpinteiro sabe a importância de uma fundação adequada na construção de um edifício, pois isso garante durabilidade e vida longa. Qualquer mudança ou mudança leve na fundação pode causar uma grande quantidade de desvio na parte superior da estrutura e, talvez, finalmente, seu colapso.
A fundação do corpo é formada pela cintura pélvica. Quando esta estrutura óssea composta por ossos do quadril e os ossos inferiores das costas estiver nivelada, haverá equilíbrio e estabilidade máximos na coluna vertebral. Quando a cintura pélvica ou qualquer uma das vértebras (ossos que compõem a coluna vertebral) ficam inclinadas ou giradas para fora de sua posição correta, podem ocorrer mudanças drásticas no corpo.
Esses desalinhamentos podem causar pressão nos discos que separam as vértebras. (A condição do disco é a chave para o problema de saúde do paciente em muitos casos.) A vértebra pode ficar desalinhada pelos efeitos cumulativos de vários episódios menores ou por um único acidente. A natureza freqüentemente é capaz de lidar com esses solavancos na coluna vertebral sem assistência. Às vezes, porém, as vértebras inclinadas ou giradas fora de sua posição normal podem ser demais para a natureza lidar com eficácia.
Para entender melhor o que ocorre, devemos saber que os discos são realmente almofadas entre as vértebras e consistem em uma substância esponjosa cercada por fibras de cartilagem. Quando há desalinhamento de uma vértebra, há uma pressão desigual no disco, causando inchaço e protrusão. (Geralmente, ouve-se isso como disco escorregadio, hérnia ou rompido.)
Os quiropráticos chamam essa condição de SUBLUXAÇÃO quando resulta na compressão ou compressão dos nervos que atravessam essa área específica. Esses nervos comprimidos muitas vezes ficam inflamados e impedem a transmissão adequada de impulsos para a seção do corpo controlada por esses nervos. Uma lista aparentemente interminável de doenças e dores pode ser provocada por essas subluxações.
Geralmente, as vértebras desalinhadas da coluna são facilmente reconhecidas, particularmente as da porção superior da coluna vertebral. No entanto, menos facilmente encontrados e muitas vezes esquecidos são os desalinhamentos na base ou nas partes inferiores da coluna vertebral.
A capacidade de reconhecer e corrigir esses desalinhamentos faz parte integrante do conceito Gonstead. Por exemplo: Quando a parte inferior da coluna vertebral tem vértebra desalinhada, o corpo tenta manter a si mesmo e seu esqueleto na vertical e reto. Com frequência, compensa fazendo com que a vértebra acima fique desalinhada. Esta é a maneira do corpo de tentar restabelecer a posição perpendicular normal do corpo.
Se apenas a vértebra superior desalinhada for ajustada, nos casos em que vértebras adicionais estiverem desalinhadas, apenas um alívio limitado poderá ocorrer. Isso não chegaria à fonte do problema. Para resultados completos e duradouros, todas as vértebras desalinhadas devem ser identificadas e, em seguida, um programa pode ser iniciado para restaurá-las à sua posição normal. Todo caso de Quiropraxia apresenta uma combinação diferente de vértebras desalinhadas.
O Ajuste Gonstead
Após uma análise completa, o quiroprático Gonstead está pronto para realizar os ajustes necessários. O foco do ajuste Gonstead é ser o mais específico, preciso e exato possível, abordando apenas as áreas problemáticas (áreas de subluxação). É tomado muito cuidado para garantir uma posição biomecanicamente correta e um impulso preciso para fornecer o ajuste mais preciso e indolor possível. O objetivo do seu médico em Gonstead é restaurar e manter a saúde ideal, localizando e corrigindo qualquer interferência no sistema nervoso causada pela subluxação vertebral.