top of page

Artrose, Osteoartrite ou Osteoartrose

Osteoartrite é o mesmo que osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa. Alcança cerca de 40% das consultas em especialistas da área musculoesquelética sendo uma das doenças musculoesqueléticas mais frequentes.

Afeta diferentes tipos de articulações:

  1. Coluna Vertebral ou espondiloartrose

  2. Joelho ou gonioartrose

  3. Articulação coxofemoral, ou coxartrose

  4. Articulações das mãos

Piora com a idade: Artrose e Estenose Degenerativa

Ela aumenta com o passar dos anos, sendo pouco comum antes dos 40 e mais frequente após os 60. Pelos 75 anos, 85% das pessoas têm evidência radiológica ou clínica da doença, mas somente 30 a 50% dos indivíduos com alterações observadas nas radiografias queixam-se de dor crônica.

A osteoartrite (artrose) é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos, vulgarmente, como “bicos de papagaio”.

Na coluna vertebral a artrose pode contribuir com a estenose degenerativa, de modo que os osteófitos que são proliferações ósseas passam a diminuir o espaço para os nervos e a medula

Estenose Degenerativa

A osteoartrite (artrose), ocorre mais em mulheres do que homens. O padrão de apresentação distingue quanto ao sexo, pois no sexo feminino, por exemplo mãos e joelhos, outras no masculino, como a da articulação coxofemoral (do fêmur com a bacia).

Tipos de Osteoartrite (Artrose)

 

A pode ser dividida em sem causa conhecida (dita primária) ou com causa conhecida (dita secundária). As causas desta última forma são inúmeras, desde defeitos das articulações, como os joelhos com desvios de direção (valgo ou varo), até alterações do metabolismo.

A participação da hereditariedade é importante, principalmente em certas apresentações clínicas, como os nódulos dos dedos das mãos, chamados de nódulos de Heberden (na junta da ponta dos dedos) ou Bouchard (na junta do meio dos dedos).

Impacto da doença na sociedade

O tratamento e a prevenção da osteoartrite é de muita importância, pois sua pode ser demonstrada através dos dados da previdência social no Brasil, pois é responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho; é a segunda doença entre as que justificam o auxílio-inicial, com 7,5% do total; é a segunda também em relação ao auxílio-doença (em prorrogação) com 10,5%; é a quarta a determinar aposentadoria (6,2%).

bottom of page