top of page

Bicos de Papagaio

Osteofitose, ou bico de papagaio como também conhecido, é a consequência do crescimento anormal de tecido ósseo ao redor de articulações vertebrais, gerando uma saliência. Eles podem crescer em qualquer parte do corpo, no entanto, é mais comum na coluna vertebral, joelhos, pés, mãos e quadril.

Os osteófitos se formam devido ao aumento da área de superfície de uma articulação danificada. Isso é mais comum desde o início da artrite. Os osteófitos geralmente limitam o movimento articular e geralmente causam dor

Uma variedade de processos de formação óssea está associada ao envelhecimento, degeneração, instabilidade mecânica e doenças.

 A formação de osteófitos tem sido classicamente relacionada a mudanças sequenciais e consequentes em tais processos. Freqüentemente, os osteófitos se formam nas articulações osteoartríticas como resultado de danos e desgaste causados ​​pela inflamação. A calcificação e a formação de osso novo também podem ocorrer em resposta a danos mecânicos nas articulações

WhatsApp Image 2023-04-26 at 11.53.27.jpeg

Podemos correlacionar a formação de bicos de papagaio com a Osteoartrite.

A osteoartrite é o tipo mais comum de artrite e afeta com mais frequência pessoas de meia-idade ou mais velhas. É causada pela quebra da cartilagem nas articulações e pode ocorrer em quase todas as articulações do corpo. Afeta mais comumente os quadris, joelhos, mãos, parte inferior das costas e pescoço. A cartilagem é um material firme e emborrachado que cobre as extremidades dos ossos nas articulações normais. Serve como uma espécie de “amortecedor”, ajudando a reduzir o atrito nas articulações.

Quando a osteoartrite afeta a coluna, é conhecida como espondilose. A espondilose é uma doença degenerativa que pode causar perda da estrutura e função normal da coluna vertebral. Embora o envelhecimento seja a principal causa, a localização e a taxa de degeneração variam de pessoa para pessoa. A espondilose pode acometer as regiões cervical, torácica e/ou lombar da coluna vertebral, com envolvimento dos discos intervertebrais e articulações facetárias. Isso pode levar à degeneração do disco e esporões ósseos (também conhecidos como osteófitos), que podem beliscar os nervos próximos aos discos ou esporões.

À medida que a espondilose piora, o estreitamento progressivo devido ao crescimento dos osteófitos pode causar estenose espinhal – um estreitamento dos espaços na coluna que resulta em pressão na medula espinhal e/ou nas raízes nervosas. Quando essa compressão ocorre, pode causar comprometimento da função e dor. O estreitamento pode afetar uma área pequena ou grande da coluna vertebral. A pressão na parte superior da medula espinhal pode produzir dor ou dormência nos ombros e braços. A pressão na parte inferior da medula espinhal ou nas raízes nervosas que se ramificam dessa área pode causar dor ou dormência nas pernas.

Quando a espondilose afeta a coluna lombar, geralmente várias vértebras estão envolvidas. Como a coluna lombar carrega a maior parte do peso do corpo, atividades ou períodos de inatividade podem desencadear sintomas. Movimentos específicos, como sentar por períodos prolongados, levantar ou dobrar, podem aumentar a dor.

bottom of page