
_edited.jpg)

A Técnica de Liberação Neuro Refléxica, é uma técnica de liberação indireta, que favorece o controle da dor, a liberação e o equilíbrio do sistema autônomo e neuro muscular, através de estímulos neurológicos, neuro tendíneos e musculares, com movimentos ativos, passivos e assistidos, com contatos específicos.
Esta técnica foi desenvolvida com a influência de medodologias da quiropraxia, principalmente de técnicas refléxicas como Logan Basic, Técnica de NiMO, Tônus receptor refléxico, liberação ativa, facilitação neuro muscular proprioceptiva e abordagens terapêuticas da osteopatia, quiropraxia craniana e medicina oriental.
Se classifica em 4 abordagens fundamentais sendo estas:
1. Global
2. Apendicular
3. Crânio Sacral
4. Visceral e Somatoemocional
Os efeitos fisiológicos compreendem respostas neuro refléxicas básicas relacionadas a reações refléxicas mio táticas, funcionais, bem como resposta de “twitch” local em bandas tensas e pontos gatilhos miofasciais. A técnica considera áreas refléxicas com predominância miotendínea e ou neurológica, além de facilitação de receptores proprioceptivos e cinestésicos. Esta metodologia não é só indicada para tratamento de dor e disfunção musculoesquelética da coluna vertebral e extremidades, mas também é amplamente empregada no reequilíbrio muscular, na liberação neuromuscular, na modulação da dor crônica.



Quais pacientes podem se beneficiar deste tratamento?
Pessoas com amplo espectro de problemas musculares e articulares, como dor nas costas, na lombar, no pescoço, ombro, joelho, cotovelo, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, ciatalgia podem ser tratadas com esta metodologia. Muitos outros problemas podem ser tratados como: Dor de cabeça, Fibromialgia, Síndrome dolorosa miofascial, Epicondilite, Lesões meniscais, Artrose, Alterações degenerativas do joelho, quadril, tornozelo, cotovelo entre outros problemas.
Princípios da técnica:
Observa que a cinesiopatologia articular promove a miopatologia e a miopatologia também promove desequilíbrio articular. Considera o efeito do CSV na desequilíbrio musculoesquelético, causando desequilíbrio musculares que progressivamente podem promover disfunção estrutural. Considera que alterações estruturais (por exemplo doença de Scheouerman), podem promover disfunção articular ou até mesmo muscular, ou outros tecidos moles. A causa primaria pode se alternar entre disfunção articular, muscular ou estrutural. A técnica é capaz de promover relaxamento refléxico utilizando pontos especiais, principais e auxiliares de normalização de tônus muscular. Também localiza pontos motores em regiões chave de controle. Utiliza um modelo anatômico e neurofisiológico nomeado como neuropático. Pode ser associada com movimentos articulares manuais e até mesmo ajustes axiais ou apendiculares. Clinicamente é combinada com métodos físicos de agulhamento neuropático e exercícios.

TLNR Crânio Sacral
O TLNR craniano consiste na aplicação de contatos específicos com movimentos rítmicos com frequência típica para o sistema nervoso central, considerando o ritmo do pulso liquórico. O "pulso liquórico" refere-se ao movimento do líquido cefalorraquidiano (LCR), também conhecido como líquor, em resposta às pulsações do fluxo sanguíneo dentro do cérebro. É um fenômeno natural e fisiológico, relacionado às variações de pressão causadas pelas artérias cerebrais durante o ciclo cardíaco. Esta metodologia não é só indicada para tratamento de dor e disfunção musculoesquelética da coluna vertebral e extremidades, mas também é amplamente empregada no reequilíbrio muscular, na liberação neuromuscular, na modulação da dor crônica.
Influências:
Em uma era influenciada por filósofos quiropraxistas revolucionários como Hugh Logan com o Logan Basic e Major Dejarnette, coma técnica Sacro Ociptal, (SOT), surgiu um novo movimento que transformou o escopo profissional da Quiropraxia. Desde a publicação da obra dos Quiropraxistas, Hurley e Sanders conhecida como The Age of Aquarium of Healling Arts a Quiropraxia passou por diversas influências inovadoras. “Em 1932, o Dr. Hurley e o Dr. Sanders publicaram seu primeiro livro Cura pela era Aquariana. O TLNR, foi desenvolvido, baseada nos estudos da técnica de Nimmo, do Logan Method associado com estudo da fisiologia neuromuscular, relacionada a pontos motores e refléxicos capazes de reestabelecer o equilíbrio muscular e contribuir para o reposicionamento refléxico articular. Esta é uma técnica de tecidos moles que utiliza estimulações neuromusculares e articulares especificas com o intuito de promover liberação muscular refléxica que possa trazer benefícios biomecânicos mioarticulares refléxicos, facilitando a ação da quiropraxia ajustiva articular, atuando em conjunto com a mesma ou mesmo de forma independente. Esta metodologia de tratamento certificada, é encontrada exclusivamente no Instituto Coluna Vertebral. Agende já sua consulta!
TLNR com abordagem Instrumental :
FISCH O método pode ser aplicado manualmente e/ou através de um instrumento nomeado como Instrumento de Terapia Manual Fisch (ITM Fisch). A modalidade instrumental da técnica começou a ser desenvolvida em 2006 por pelo Fisioterapeuta e Quiropraxista Pablo Dias, com uma abordagem manual e instrumental com a concepção de um instrumento de terapia manual.
