top of page

Síndrome do Túnel do Carpo

Ocorre pela compressão de um nervo, o nervo mediano, pelo aumento das estruturas que junto com o nervo mediano, passam por um canal estreito chamado Túnel do Carpo.

Sinais e sintomas:

Dor ou dormência a noite nas mãos, principalmente após uso intensivo destas durante o dia. A dor pode ser intensa a ponto de acordar o paciente. Ocorre diminuição da sensação dos dedos, com exceção do dedo mínimo e sensação de sudorese nas mãos. A dor pode ir para o braço e até o ombro. Atividades que promovem a flexão do punho por longo período podem aumentar a dor. Com a perda da sensação nos dedos, pode haver dificuldade de amarrar os sapatos e pegar objetos. Algumas pessoas podem apresentar até dificuldade de distinguir o quente do frio.

Uma hérnia de disco pode gerar sintomas distintos, conforme o segmento da coluna que está afetado. Se ocorrer na coluna lombar, em geral gera sintomas nas pernas, e se ocorrer na região do pescoço (coluna cervical) pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. Assim uma hernia de disco poderá comprometer a função do sistema nervoso periférico levando a uma ciatalgia ou cervicobraquialgia. A cervicobraquialgia é uma condição de dor na região cervical que é distribuída pelos membros superiores, causada pela compressão nervosa na região cervical.

 

Em geral uma hérnia de disco causa sintomas por 4 a 6 semanas e se não levar a compressão radicular (compressão dos nervos que saem da coluna) , não trará grandes consequências ao paciente.

Quais as causas?

Várias são as causas de aumento das estruturas que passam pelo Túnel do Carpo. Algumas das causas que podem desencadear a doença são: trabalho manual com movimentos repetidos, pessoas que não fazem trabalhos manuais, tem associação com alterações hormonais como menopausa e gravidez (geralmente desaparece ao fim da gravidez); fato que explica o porquê de haver mais mulheres acometidas que homens. Outras doenças associadas são diabetes mellitus, artrite reumatóide, doenças da tireóide e causas desconhecidas.

 

Tratamento 

Aqui no instituto coluna vertebral desenvolvemos através de 20 anos de experiência clínica um protocolo multimodal associando diversos recursos e um manejo clínico muito especial para alcançar os melhores resultados para Síndrome do Túnel Carpal, marque  uma consulta conosco!

bottom of page