top of page

Problemas no tornozelo e nos pés

Entorse Medial e Lateral do Tornozelo

A entorse de tornozelo é uma condição que resulta quando o tornozelo é torcido além de seu alcance normal de movimento. Em consequência disso um ou mais ligamentos que estabilizam o tornozelo se estiram e podem romper parcialmente ou de forma total. As entorses são classificadas em três graus, dependendo de quão severas elas são.

Entorse Grau 1 – Pequena Este é o tipo mais comum de entorse de tornozelo. Ela ocorre quando acontece um estiramento leve e roturas microscópicas das fibras dos ligamentos. A maioria das pessoas com uma pequena entorse de tornozelo sentirá sensibilidade e inchaço no tornozelo.

Entorse Grau 2 – Moderada Uma entorse moderada ocorre quando acontece uma ruptura parcial do ligamento do tornozelo. Os sintomas incluem dor, inchaço, contusões, e dificuldade de andar. O tornozelo também pode estar instável.

Entorse Grau 3 – Grave O tipo mais grave de entorse ocorre quando acontece uma ruptura completa (ou total) do ligamento. Os sintomas incluem sensibilidade, edema significativos ao redor do tornozelo (dores muito fortes e tornozelo muito inchado) que surge de imediato. O tornozelo também pode estar instável e sentir que vai ceder.

WhatsApp Image 2023-04-23 at 17.52.33.jpeg

Bursite do Tendão Calcâneo

A bursite do tendão calcâneo é uma inflamação da bolsa cheia de líquido (bursa) localizada no tendão anterior e posterior do calcâneo.  Os sintomas comuns incluem inchaço, calor, dor e um ponto sensível atrás do calcanhar. O diagnóstico é baseado em sintomas, exames e, algumas ezes, em radiografias. O tratamento enfoca o alívio da inflamação e, dependendo da localização da bursite do tendão calcâneo, a eliminação da pressão da parte de trás do calcanhar. Se você sente alguns desses sintomas, agende sua consulta conosco, temos o melhor tratamento para você.

 

Neuroma de Morton

Espessamento do tecido ao redor de um nervo que conduz aos dedos dos pés. O neuroma de Morton pode ser causado por pressão ou lesão, como corrida ou utilização de sapatos de salto alto. O neuroma de Morton pode dar a sensação de uma pedra no sapato ou de uma dobra na meia. Pode haver dores agudas ou queimação, além de dormência na planta ou nos dedos do pé.

Fascite Plantar

Inflamação de uma faixa espessa de tecido que liga o osso do calcanhar aos dedos. O tecido inflamado passa pela parte inferior do pé. Os sintomas incluem dor aguda perto do calcanhar. A dor pode ser pior na parte da manhã. A fascite plantar é uma das causas mais comuns de dor na parte inferior do calcanhar. Aproximadamente 2 milhões de pacientes são tratados para esta condição a cada ano. A fascite plantar ocorre quando a fáscia plantar, uma forte faixa de tecido que sustenta o arco do pé, fica irritada e inflamada.

Fibromatose Plantar como causa de dor nos pés.

Parecida com a fasceíte, essa é uma doença com peculiaridades que causam dor que dificulta o controle e atrapalham o desempenho do atleta de corrida.  A fibromatose plantar é um crescimento não cancerígeno (benigno) de tecido conjuntivo na sola dos pés (fáscia plantar). Na fibromatose plantar, surgem protuberâncias na sola dos pés e são mais evidentes quando o hálux é puxado para trás e o pé é curvado para cima, em direção à perna.

bottom of page