top of page

Manutenção Terapêutica

Programa de Manutenção Terapêutica - PMT

Foco na prevenção!

Destinado a pessoas com lesões crônicas e idosos, que desejam promover a si próprios cuidados de prevenção e melhora da qualidade de vida.

 

O programa de manutenção terapêutica (PMT) é um programa destinado a pacientes que já concluíram seu objetivo de tratamento musculoesquelético e tiveram o seu quadro clínico controlado. Alguns destes pacientes não manifestam mais os sintomas originais ou manifestam sintomas muito leve e aparentam um quadro de “quase cura”, mas como apresentam uma condição ou patologia musculoesquelética que requer cuidados contínuos necessitam de um programa de cuidados especialmente planejado.

Diferencial

Como o programa é desenvolvido em ambiente clínico a dor e a inflamação será diagnosticada rapidamente controlada com medidas resolutivas e seguras dentro do próprio programa sem custo adicional.

WhatsApp Image 2023-04-25 at 20.03.53.jpeg

Objetivo:

Promoção e prevenção da saúde musculoesquelética em idosos, pacientes crônicos, promovendo qualidade de vida, estimulando a atividade corporal a relação social e a Eudaimonia. Os pacientes melhoram indicadores que favorecem a saúde como um todo, não somente a mobilidade, força muscular, mas também vitalidade, disposição, bem estar, interação social, independência física, menor risco a quedas e manutenção do equilíbrio postural.

Público alvo:

  1. Pacientes com dor crônica, fibromialgia ou síndrome dolorosa miofascial

  2. Pessoas idosas que visam o bem estar e manterem se em atividade

  3. Pacientes com osteoporose

  4. Pacientes com problemas crônicos na coluna

  5. Pessoas obesas com problemas musculoesqueléticos.

  6. Pacientes portadores de alterações degenerativas articulares crônicas

  7. Paciente com problema, clínico ou funcional permanente que necessita de condicionamento físico especial.

 

Benefício especial aos idosos:

Principalmente pessoas idosas passam a se beneficiar de um programa como este, pois favorece o ganho e a manutenção da massa óssea, combatendo a osteoporose e a osteopenia. Além disso preservando o equilíbrio e a sustentação corporal.

“Muitos estudos vem apontando que a força muscular é fundamental para a longevidade em idosos e a melhora do desempenho da capacidade de se manter em pé é fundamental . O simples desempenho em sentar-se, levantar-se e o apoio unipodal  (apoio com uma das pernas) são excelentes indicativos de saúde para o idoso, indicando que este por vários motivos estes indivíduos podem viver mais.”

WhatsApp Image 2023-04-25 at 22.14.37.jpeg

Como funciona nossa abordagem do PMT?

Observando as necessidades do paciente desenvolvemos um conjunto de cuidados na esfera preventiva que será personalizada conforme o perfil de cada pessoa. O programa irá utilizar de diversas condutas combinadas para manter músculos ossos e articulações saudáveis. O paciente durante o programa poderá realizar procedimentos paliativos de controle da dor, exercícios terapêuticos, condicionamento físico especial com monitoramento clínico especializado.

WhatsApp Image 2023-04-25 at 22.14.45.jpeg

Modalidades

  1. Quiropraxia Preventiva

  2. Terapia de Re-equilíbro muscular

  3. Tratamento proprioceptivo

  4. Liberação Miofascial

  5. Terapêutica preventiva na mobilidade articular e muscular

  6. Massoterapia

  7. Liberação miofascial

  8. Musculação terapêutica

bottom of page